Você já refletiu sobre a importância do advogado na sociedade atual e se perguntou quais são as perspectivas para a profissão?! A advocacia é uma atividade essencial para a administração da justiça e uma das mais antigas profissões de que se tem conhecimento.
No entanto, assim como as demais carreiras, ela evolui e precisa se adaptar às mudanças que ocorrem na sociedade. No Brasil, a atividade é regulada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Se você tem interesse pelo tema e quer conhecer mais sobre o que faz um advogado e a importância da profissão, continue a leitura deste post e confira!
Qual é a importância da profissão de advogado?
Para se tornar um advogado, é preciso, inicialmente, ingressar na faculdade de Direito e se dedicar ao bacharelado por 5 anos. No final dessa etapa, é necessário ser aprovado no Exame da OAB para atuar.
Na prática, o estudante precisa ler muitas páginas de leis, estudos jurisprudenciais e doutrinais a fim de se preparar para cumprir com o papel do advogado na sociedade. De acordo com o artigo 133 da Constituição Federal, esse profissional é indispensável à administração da justiça. Ou seja, ele conta com um relevante papel na formação da sociedade, defendendo seu bom funcionamento e a pluralidade.
Quem opta por essa carreira firma um compromisso com toda a comunidade de garantir a defesa de todos. Inclusive, um advogado competente deve sempre se manter preparado e atualizado para atender aos anseios da população, sempre em busca de um mundo mais justo e leal.
Dessa maneira, é possível dizer que o advogado tem um importante papel perante a sociedade no sentido de cuidar dos direitos dos indivíduos que o procuram para confiar seus problemas.

Como ela evoluiu ao longo do tempo?
A advocacia é uma das profissões mais antigas de que temos conhecimento, além de ser também uma das mais polêmicas, já que se baseia na liberdade de expressão e de comportamento.
Diversos estudiosos já se questionaram sobre quem foi o primeiro advogado da história. Nesse sentido, existem alguns relatos que apontam como o primeiro profissional da área Demóstenes em Atenas, na Grécia, no século IV — um homem que se interessava por ler normas e leis e ganhou fama por ser um orador político pioneiro.
Antigamente, não era necessário ter uma qualificação específica para atuar como advogado, bastava ter interesse pela área e estudar as leis. Contudo, o Direito é uma área que evolui em conjunto com a sociedade e, quando novas demandas surgiram, se tornou necessária uma maior qualificação por parte dos profissionais.
Por essa razão, surgiram as graduações, que têm como objetivo ensinar a qualificação técnica que envolve, evidentemente, o conhecimento do Direito aos interessados. Mais uma evolução da carreira é que, atualmente no Brasil, somente o bacharel em Direito que é inscrito nos quadros da OAB pode usar a denominação de advogado e realizar as atividades intrínsecas, como a postulação.
O que faz dessa profissão tão importante?
A importância do advogado se dá justamente porque sua atuação é indispensável para o funcionamento da justiça. Nesse sentido, o profissional deve analisar o direito de seu cliente que foi lesado, preparar a defesa com base em leis, princípios, doutrinas e jurisprudência e, por fim, solucionar a lide, seja a levando ao judiciário ou procurando por maneiras alternativas de resolvê-la.